COMO COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

by

A expressão “pegada de carbono” é nova, mas certamente será ouvida por muito tempo. Uma “pegada de carbono” corresponde à quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida como resultado direto ou indireto de uma atividade. Quase tudo o que fazemos resulta em emissão de carbono – desde respirar até viajar.

O livro “Como Combater o Aquecimento Global”, editado pela Publifolha, mostra como cada um pode reduzir a sua pegada de carbono com sugestões práticas e acessíveis para mudar os hábitos ou até mesmo o projeto de sua casa. “O título ensina, por exemplo, como escolher roupas ou carros que não prejudicam o meio ambiente”, explica a autora do livro, Joanna Yarrow. “Não podemos, nem precisamos, reduzir a emissão de carbono a zero, mas devemos diminuí-la rapidamente para evitar boa parte do caos esperado. Os cálculos sobre a população da Terra e a capacidade do planeta de reabsorver CO2 indicam que o ciclo do carbono pode voltar a ficar sob controle se cada um de nós mantiver sua pegada em cerca de 1,5 tonelada”, afirma Yarrow, na introdução do livro

Dividido em dez capítulos temáticos, o livro propõe mudanças em diversos aspectos do cotidiano: na cozinha, na limpeza da casa, na hora das compras e do lazer, no cuidado com as crianças, no trabalho e nos meios de transporte. As sugestões apresentadas mostram como usar a água e a energia sem desperdício e como reduzir a poluição e o lixo através de hábitos como evitar lâmpadas incandescentes, usar esponjas ou panos reutilizáveis ao invés de toalhas de papel e fechar a torneira enquanto escova os dentes. 

No último capítulo do livro, “O Quadro Completo”, alerta para a importância do apoio de vários setores da sociedade para que haja uma mudança significativa e sugere que as pessoas votem em partidos comprometidos com questões ambientais e escrevam para seus candidatos eleitos e mostrem seu apoio a mudanças legislativas que favoreçam a redução da pegada de carbono. “Os políticos têm a obrigação de prover a população com facilidades como transporte público, além de educação”, afirma Yarrow. 

 

 

guia do cidadão consciente

guia do cidadão consciente

 

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: