“VOCÊ JÁ COMEU A AMAZÔNIA HOJE?”

by

post_amazonia

Por Mariana Hoffmann

Não é mais possível falar de meio-ambiente sem tocar na questão da alimentação. Mas alguns ainda tentam se esquivar do assunto, como o próprio Al Gore que, no seu documentário Uma verdade inconveniente, nem citou a questão. Descobriu-se depois que ele tem uma fazenda de criação de gado… Isso sim é bem inconveniente.

Mas o que o gado tem a ver com o meio-ambiente?

Muito se fala no problema do trânsito e das indústrias como grandes contribuintes para o aquecimento global, mas quase nunca se fala na criação extensiva de gado. E, pasmem, é esta atividade a que mais contribui para o aquecimento global. Segundo relatório da FAO (Organização para Alimentação e Agricultura), ligada à ONU, a pecuária é responsável por 18% da emissão de gases nocivos, contra 11% das emissões ligadas ao transporte.

Vou citar também um estudo promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira, que lançou uma publicação chamada “Impactos sobre o meio ambiente do uso de animais para alimentação”. Segundo esta publicação, no Brasil, 45% da água doce consumida é gasta na pecuária (e 45 milhões de pessoas não têm acesso à água potável). Neste cálculo entram a água que os animais bebem, a utilizada na irrigação dos pastos e a que é gasta no processamento das carcaças. Esta última atividade, além de utilizar uma quantidade obscena de água limpa, devolve esta água ao meio-ambiente totalmente contaminada: por fezes, urina, sangue, hormônios, antibióticos…

Nosso país utiliza o sistema de criação de gado extensivo, isto é, cada bovino precisa de uma grande área de pasto para engordar. Tanto que o gado (200 milhões) já ocupa um terço do território nacional! Na Amazônia, a derrubada de florestas para abertura de pastos é responsável por 70% da área devastada! Não é a toa que João Meirelles escreveu o artigo: “Você já comeu a Amazônia hoje?”. Eu recomendo a leitura.

Outra questão importante é o uso ineficiente da agricultura, já que boa parte dos grãos produzidos não é destinado ao consumo humano, e sim à produção de ração. Só que, para produzir 1kg de carne são necessários 8 kg de grãos… Outra forma de mostrar o desperdício: é preciso de 11 à 17 calorias de proteína vegetal para produzir 1 caloria de proteína animal. O biólogo e ativista Sérgio Greif afirma: “A fome só existe porque cerca de 25% dos grãos cultivados no mundo são utilizados na alimentação do gado. Mesmo o fato de que este gado será posteriormente utilizado para alimentar seres humanos não é justificativa, visto que a produção de carne representa um uso ineficiente dos grãos. Os grãos são utilizados de forma mais eficiente quando consumidos diretamente por seres humanos”.

4 Respostas to ““VOCÊ JÁ COMEU A AMAZÔNIA HOJE?””

  1. Alexandre Pereira Says:

    Mesmo que num primeiro momento, deixar de comer carne não seja tão atrativo quanto comê-la, os argumentos contra a pecuária são muito fortes e eu já começo a considerar essa possibilidade… E pra quem cozinha como eu, a força dos argumentos pesam ainda mais na hora de escolher o prato que eu vou fazer. Vou tentar contribuir.

  2. oceanoale Says:

    Veja também o vídeo Sinfonia de Puns, com Arnaldo Jabor em: https://verdedentro.wordpress.com/2009/03/10/sinfonia-de-puns/

  3. Bruno Says:

    Você não como carne não…

  4. Márcio Says:

    O organismo humano não tem estrutura para absorver proteínas somente pela alimentação vegetal. Se todas as pessoas parassem de comer carne, elas precisariam de uma quantidade muito grande de vegetais para absorver a quantidade de proteína necessária. Para dar conta da grande demanda por grãos, seria necessária uma área até maior que a área ocupada pela pecuária.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: