VITAMINA B12

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Por Filipe Paiva

Para uma dieta realmente saudável, precisamos equilibrar a ingestão de diversos macro e micronutrientes. Dentre estes últimos estão as vitaminas, em especial a B12, por ser produzida exclusivamente por bactérias,  que são encontradas em plantas contaminadas por fezes de animais, além de no interior do intestino destes.

O homem, por ser animal, também a produz, mas é incapaz de absorver a própria produção, por ela ser realizada no intestino grosso, mas absorvida somente no intestino delgado, parte inicial do trânsito intestinal. Por esse motivo, aqueles que respeitam a vida das outras espécies e buscam uma alimentação livre de fontes animais, precisam da suplementação dessa vitamina.

Hoje, independente das vias naturais, podemos recorrer aos avanços científicos. Há diversas formas de suplementação alimentar da vitamina B12, sendo oral ou injetável, seja com doses diárias, semanais, semestrais ou até anuais! Além disso, já é muito comum a venda de produtos enriquecidos, como o extrato de soja e achocolatados. Comer animais nunca foi razão para uma dieta saudável e já não é tampouco desculpa para uma alimentação equilibrada.

Algumas curiosidades sobre a vitamina B12:

– Consumo em excesso de carne, produtos animais e carboidratos refinados podem duplicar as necessidades de B12;

– Uso de açúcar, drogas, álcool, cafeína, laxantes, tabaco e produtos químicos podem destruir ou remover a B12, ou as bactérias que a produzem;

– Quantidades maiores que 500 mg de vitamina C podem destruir de 50 a 95% da B12 na comida;

– A albumina e a gema de ovo podem reduzir a sua absorção;

– Metais pesados, ou falta de cálcio na comida, reduzem o aproveitamento nutricional de B12;

– A lavagem , cozimento e exposição à luz dos alimentos contendo B12 podem alterar a quantidade e/ou qualidade dessa vitamina.

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2 Respostas to “VITAMINA B12”

  1. Grazi Says:

    Eu uso B12 em cápsulas manipulas, a nutróloga que receitou para uso durante a gravidez.
    Depois devo usar a injetável.

  2. Lucas Says:

    Taí..
    Vitamina B12.

    Pode ser que dê espinha, tbém, deixando a pele mais oleosa.

    Gostaríamos de fazer um convite para visitar nosso sítio, quando tiver um tempo:
    http://companhiadanutricao.com.br (opção PORTAL)

    Felicidades para você e seus leitores!

    Equipe Companhia da Nutrição
    Valorizando os profissionais de saúde

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