ECOVILAS

by

ecoaldea

Por Filipe Paiva

Já imaginou um lugar cercado por natureza, onde pessoas que se conhecem pelo nome compartilham atividades de cultivo de alimentos orgânicos para consumo próprio, utilizando a água proveniente das chuvas, aproveitando as energias solar e eólica, e morando em casas construídas com materiais da própria região, onde até o telhado é verde? Se você tiver interesse, não precisa mais continuar imaginando, pois esse lugar existe e chama-se ecovila, onde reciclar é tão necessário quanto respirar!

Trata-se de comunidades urbanas ou rurais que oferecem um ambiente de suporte social com um estilo de vida de mínimo impacto à Natureza. Isso inclui proteção à biodiversidade e preservação dos biomas, num esforço para a criação de um mundo pacífico, amoroso e sustentável.

Como somos parte da Natureza, esse conceito de bem viver também promove um impacto mínimo ao nosso ser, como uma espécie de recompensa natural. Amizade, apoio, integração e reconhecimento; práticas preventivas e holísticas de cuidado à saúde; valorização e significação do trabalho; compartilhamento de atividades culturais e expressão artística; e flexibilidade para adaptação criativa às dificuldades são alguns exemplos.

Há uma estimativa de 15 mil ecovilas no mundo hoje, mas nenhuma perfeita. Apesar de ser uma idéia atraente, é muito difícil realizá-la. Sustentabilidade ecológica, econômica e social, num ambiente atraente do ponto de vista humanista, que possibilite a satisfação intelectual e espiritual do “eu” é algo que chega a ser considerado utópico.

Mais do que um otimismo irreal, essa imperfeição é típica do homem, que está sempre em busca de melhorar-se, num processo de aprendizado contínuo e tentativa de encontrar a felicidade plena. De qualquer forma, seja por motivação espiritual, ética, política ou ecológica, o fato é que toda ecovila traz uma mensagem em si, de mudança e equilíbrio, para que, independente do caminho a ser tomado, possamos garantir ao menos a opção de continuar caminhando.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: