CRIANÇAS VEGETARIANAS

by

alimentacao-sem-carne

Por Filipe Paiva

Numa época em que é difícil encontrar uma mãe que tenha amamentado seu filho até os dois anos de idade, sendo os primeiros seis meses com aleitamento materno exclusivo, então o que dizer sobre evitar o consumo de carne nessa fase…

A orientação acima é da Organização Mundial de Saúde e vai além: devemos também evitar açúcar, sal e excesso de gordura no primeiro ano de vida, com contra-indicação do uso de leite de vaca, exceto na impossibilidade de aleitamento materno, mas nunca na forma pura, e sim após preparos especiais.

Os primeiros contatos com os alimentos estimulam as papilas gustativas e aumentam a aceitação de uma dieta equilibrada para o resto da vida. Melhor do que se reeducar é já aprender da forma correta! Nada pior do que um certo dia você escutar do seu médico que precisa urgentemente alterar seus hábitos alimentares para evitar piorar seu estado de saúde.

Fontes proteicas de qualidade são várias, além de incluir sais minerais importantes, como ferro, cálcio e zinco: derivados de soja e quinua, leguminosas, oleaginosas, cereais, sementes, espinafre japonês, algas marinhas e cogumelos.

A deficiência de proteína na dieta vegetariana é um mito que a ciência já tratou de desvendar em diversos estudos. Já a carência de ferro é tão prevalente entre os vegetarianos quanto nos que também comem carne. Além disso, já existem diversos artigos científicos publicados que demonstram que os adolescentes vegetarianos têm uma dieta mais diversificada que os onívoros. E, apesar do aporte calórico ser menor, é o suficiente para suprir a necessidade diária sem problema.

É se informar para viver melhor!

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “CRIANÇAS VEGETARIANAS”

  1. Helena dos Santos Dias Says:

    Estou feliz em trazer para o meu dia a dia estes informativos tão importantes.
    Já não consigo mais acessar meus e-mails sem saber das novidades importantíssimas.
    Tenho repassado para todos os meus amigos.
    Sei que daqui para frente já não serei mais a mesma e só tenho a agradecer.
    Muito obrigada
    Helena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: