ORGÂNICOS

by

 

colorido-e-variado

Por Filipe Paiva

Que alimento orgânico é livre de agrotóxico, isto é óbvio. O que talvez muita gente não saiba é que esse tipo de produção está relacionado a várias ações e consequências ecologicamente corretas, como evitar o desmatamento, replantar árvores, conservar o solo, não poluir rios e suas nascentes, além de socialmente justo, ao melhorar a remuneração dos agricultores, aumentar a contratação por carteira assinada e coibir a exploração infantil.

Seja por ser ativista, consumidor consciente, gourmet exigente ou simplesmente pelo interesse de consumir uma alimentação mais rica e saborosa, é bom lembrar que o custo maior por um alimento orgânico não é verdadeiro. Ao “economizar” com um produto transgênico ou proveniente da agricultura massificada industrial, você ignora os custos ambiental e social, e esquece o potencial custo médico, em decorrência da contaminação da natureza e do nosso organismo.

O segredo para alimentar-se bem, evitando compostos prejudiciais à saúde e ainda economizando está na reeducação alimentar. Na nossa cultura influenciada pela norte americana, a carne representa a parte mais cara da nossa alimentação. Ao substituí-la em nossa dieta por leguminosas e oleaginosas, estaremos evitando o consumo exagerado de colesterol e gorduras saturadas e redirecionando os gastos para os alimentos vegetais, ricos em proteínas, lipídios de boa qualidade, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Nas suas próximas compras, leia os rótulos dos produtos, avalie a origem de produção e suas certificações. São vários os alimentos e cosméticos orgânicos disponíveis hoje em supermercados. Analise e faça escolhas conscientes!

Tags: , , , , ,

3 Respostas to “ORGÂNICOS”

  1. DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE « Verde Dentro Says:

    […] o que não precisa • Não use o carro sem necessidade, vá de metrô, bicicleta ou ande a pé • Dê preferência aos produtos orgânicos • Promova a economia solidária • Recicle, reduza, […]

  2. MUDANDO O ASTRAL « Verde Dentro Says:

    […] Aproveite para conhecer o Bairro Demétria e suas iniciativas ligadas à produção orgânica. […]

  3. ORGÂNICOS « Verde Dentro Says:

    […] Conheça as vantagens dos alimentos orgânicos. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: