O VÍCIO DO QUEIJO

by

 

ratoeira-humana

Por Filipe Paiva

Apesar de muita gente dizer, com água na boca, que é “viciada” em queijo, não deve saber que provavelmente está certa.

A ciência tem direcionado muitos estudos a fim de esclarecer as consequências para o organismo humano do consumo de leite, hábito que a indústria lucrativamente insiste em promover como saudável.

O que já sabemos hoje, cientificamente falando, é que a principal proteína do leite, a caseína, quando digerida, é quebrada em moléculas chamadas casomorfinas. O nome pode parecer estranho, mas assustador mesmo é o que isso representa.

As casomorfinas são opióides que, ao se ligarem aos receptores no cérebro, provocam os efeitos dessa classe de drogas, que inclui a heroína e a morfina.

Para se ter uma idéia de sua ação, a casomorfina apresenta um poder equivalente a 10% da morfina, e está relacionada a transtornos de humor, esquizofrenia, diabete tipo 1 e doenças cardiovasculares.

O queijo, por sua vez, é o derivado do leite com maior concentração de caseína a que temos acesso. É como “ir direto ao que interessa”, quando o organismo já criou sua demanda por sempre querer mais do que é “gostoso”!

Numa de minhas aulas de Psiquiatria, durante a faculdade, um professor fez um alerta que eu nunca mais esqueceria:

– “Nunca digam a um paciente que a droga que ele usa é ruim. Ele sabe que é boa!”

Infelizmente, nosso sábio organismo não é perfeito e, por isso mesmo, às vezes cai na “pegadinha” das drogas, acreditando ser bom o que apenas está iniciando seu ataque, muitas vezes fatal.

E você? Vai uma pizza quatro queijos aí? Hmmmm…

Tags: , , , , , , , , , , , ,

10 Respostas to “O VÍCIO DO QUEIJO”

  1. Camila Bergamim Says:

    caramba nunca imaginei que o queijo fizesse tão mal assim o.O

  2. Alexandre Pereira Says:

    Não consigo imaginar a vida sem queijo…

  3. Cristina Souza Says:

    Nossa, não entendo porque algumas pessoas são contrárias ao consumo de leite na vida adulta! Acaso não somos todos mamíferos? Só porque a maioria dos animais param de amamentar e seus filhotes adotam outra dieta não significa que nós, seres humanos, tenhamos que imitá-los e parar de ingerir leite e seus derivados…Há trabalhos cientificos que apontam a eficácia da beta casomorfina no alivio da dor em recém nascidos! Isto não é uma coisa boa?Outro detalhe , a meia vida desta molécula é de apenas 5 minutos no intestino de animais adultos. Nem dá p/ viciar….Vou continuar com o meu queijo mussarela…

  4. Marilene Says:

    Eu era viciada em queijo até descobrir que a sonolencia que eu sentia era devido ao consumo diário de queijo.
    Aos poucos fui ficando com dificuldade para raciocinar, como se eu tomasse um calmante e saísse de casa.
    Foi parar o consumo de laticínios que tudo foi passando em pouco tempo.
    Apesar de amar o sabor do queijo eu o evito ao máximo agora.

  5. Guto Says:

    Somos mamíferos, sim, mas de uma espécie bem específica: a humana. Não aconselho a ingesta de leite de outros animais, sob o preço ao organismo de causar alergias e intolerâncias.

    O intestino, citado no comentário acima, é considerado nosso segundo cérebro, dada a importância de seu sistema nervoso e sua contribuição à produção de neurotransmissores. Seria prudente dar-lhe a devida consideração.

    Trabalhos científicos não são garantia de verdade. Há muitas questões obscuras na Ciência, com conclusões cientificas contraditórias. Mais importante que se agarrar a um dos lados, cabe a todos analisar a metodologia empregada num estudo, deixando espaço para a evolução natural do conhecimento, sem desatentarmos para os interesses traiçoeiros das grandes indústrias, no caso a alimentícia.

    Liberdade para comer o que se quer e bom senso para fazer boas escolhas, é o que desejo a todos.

  6. Cecilia Says:

    Oh… que triste notícia….

  7. Jucielly Says:

    eu sou uma viciada em queijo, na verdade nem sabia que existia isso hsdiusa
    so sabia que amava queijo e mais queijo e tudo que lembrasse o queijo
    mas ai como vi os chocolatras , pensei: entao existe os viciados em queijo kkk

    legal o texto :*

  8. Leandro Says:

    Isto é só a ponta do Iceberg, Existe uma lance chamado de contagem de células somáticas, que traduzindo é na verdade a quantidade de pus ( isto mesmo pus, aqueles de machucado ) que tem no leite, teta nenhuma suporta ficar sendo sugada diariamente sem inflamar ou infeccionar. Se acreditam na história de que vaca gosta de ser ordenhada, podem esperar o papai noel e o coelhinho da pascoa. O leite também não é uma boa fonte de cálcio pois junto com ele vem a proteína animal que faz com que o sangue fique mais acido, e nosso organismo tenta equilibrar o ph adicionando cálcio ao sangue, e de onde ele tira o cálcio ? Da única fonte que ele conhece, os ossos. É fácil encontrar pessoas que tomaram leite a vida inteira e mesmo assim sofrem de osteoporose, o leite não consegue repor todo o cálcio que ele retira de seus ossos. Temos que cuidar de nós, pois tem muita gente querendo ganhar dinheiro e não estão nem ai pra nossa saúde. O Google tá ai é só pesquisar …

  9. Blady Mary Says:

    Eu não gosto e queijo. Acho que tem sabor forte demais, exceto o queijo branco, que como raramente. Fora isso, queijo, só se for com outras comidas, tipo pizza, esfilha, hambúrguer ou macarrão com queijo. E não gosto muito de nenhum desses. Que sorte!

  10. Mateus Tiago Ronchi Mendes Says:

    Quando alguém diz diz que “o intestino é o nosso segundo cérebro” e que “Trabalhos científicos não são garantia de verdade”, fica tudo muuuuuuuiiiiiiito coerente e faz você repensar na sua decisão de se tornar vegetariano, ir comer um belo sanduba de filé mignon com queijo estepe só para não se misturar com “isso”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: