LABORATÓRIO NA COZINHA

by

livros

Por Filipe Paiva

Aos meu colegas médicos, profissionais da área e aqueles interessados em promover a boa saúde, recomendo a leitura destes livros.

Trata-se de uma proposta revolucionária de mudança de comportamento, encorajada pela luz do saber científico e recheada de ética ecológica.

Vivemos como uma bomba relógio, entupidos por centenas de substâncias quimicamente sintetizadas, dentre corantes, adoçantes, estabilizantes, conservantes, agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes… Não só cada uma delas tem um efeito sobre nossa fisiologia, como elas interagem entre si e provocam consequências difíceis de serem avaliadas.

Se por um lado é complicado estudar a interação dessa “sopa química”, por outro temos os fatos, que não são nada bons. Veja os dados dos últimos cem anos na população estadunidense:

– aumento da taxa de mortalidade por câncer de 3 para 20% do total de mortes ocorridas;
– aumento da incidência de diabete de 0,1 para 20% da população;
– as doenças cardíacas passaram de algo praticamente inexistente para um fator responsável pela morte de 700 mil pessoas por ano.

 Todas essas constatações parecem ignorar a evolução dos recursos da Medicina. Hoje, os Estados Unidos gastam duas vezes mais com remédios e cuidados médicos por habitante do que qualquer outro país desenvolvido, mas têm uma população cada vez mais doente.

Enfim, o que nos garante uma vida longa e saudável? Os produtos mais caros das prateleiras dos supermercados? Um bom plano de saúde que garante transporte por helicóptero? Ganhar mais dinheiro para garantir o cinema do fim de semana ou uma viagem nas férias? Claro que tudo isso pode ser bom! Mas há algo realmente valioso que, se levado em consideração, nos permitirá viver todo o resto, por muito mais tempo.

Coma bem. Viva melhor!

Saiba mais:
“Cem anos de Mentira”, Randall Fitzgerald
“Lugar de Médico é na Cozinha”, Alberto Peribanez Gonzalez

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “LABORATÓRIO NA COZINHA”

  1. Alexandre Pereira Says:

    O alerta para os erros na dieta que nos ensinaram desde pequenos, vale para médicos e pessoas comuns. Mas em minha opinião, há um grupo iluminado de pessoas que deve ser ainda mais cuidadoso que todos os outros: os pais!

    Nos primeiros anos de vida, as crianças não sabem o que comer. Os primeiros alimentos vêm das mãos dos pais. As crianças são bombardeadas por comerciais na TV e prateleiras cheias de produtos processados quando a capacidade de avaliação ainda é muito limitada. Mas, invariavelmente, as crianças crescem e preferem o que costumavam ter em casa quando eram pequenos. E mudar estes hábitos é sempre muito difícil…

    Senhores pais!
    As crianças são suscetíveis ao merchandising, mas são vocês que pagam e decidem pela compra dos alimentos que a sua família consome. Por mais tirana que possa parecer uma criança que chora no supermercado pedindo salgadinho, a educação alimentar dos seus filhos está em suas mãos. Não ceda a qualquer impulso.

    Que tal acordar mais cedo e levar o seu filho a feira para um passeio cheio de cores? Ou dar um bastãozinho de cenoura e frutas coloridas para ele brincar e experimentar já nos primeiros meses de vida?

    Pense bem! Pequenas atitudes na hora de escolher o que os seus filhos comem pode determinar o paladar e a consciência de uma vida inteira. Que se depender de você, poderá ser longa e muito saudável!

  2. OFICINA VIVA « Verde Dentro Says:

    […] Oficina de culinária viva e outras vivências com o médico Alberto Gonzales, autor do livro Lugar de Médico é na Cozinha, no Instituto Visão Futuro, em Porangaba, interior de São […]

  3. OFICINA VIVA « Verde Dentro Says:

    […] 11 a 13 de junho no Parque Visão Futuro, Porangaba – SP, com o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico é na Cozinha. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: