RECEITA DE FEITICEIRO

by

sopa

Por Filipe Paiva

Cochonilha é um inseto chamado popularmente de “piolho de planta”, mas o nosso interesse aqui não é falar sobre pragas de plantação…

O homem descobriu que 150 mil desses insetos triturados produz 1 kg de um pigmento usado como corante de cor vermelho-escura, tanto para indústria cosmética quanto alimentícia.

Iogurtes, sorvetes, biscoitos recheados, geléias… Procure no rótulo da sua sobremesa predileta o termo “carmim” e pronto: você agora sabe que já engoliu alguns milhares desses insetos!

Mas não estamos presos a essa prática. Corantes não acrescentam nenhum benefício ao produto alimentício, sendo usados apenas para atrair nossos olhos… E, para esse objetivo colorido, as indústrias poderiam simplesmente usar o sumo da beterraba, que inclusive tem a vantagem de não oferecer risco de reações alérgicas.

Para atingir esses mesmos fins comerciais, contamos com soluções alternativas não apenas para insetos, como para outros animais, através de produtos considerados cruelty free, ou seja, sem uso de partes do corpo de seres vivos ou que haja testes neles.

Squalane (fígado de tubarão), revitalin (timo de bezerro), lipoliv (coração de boi), glycoliv (fígado de boi), espermacete (cartilagem de crânio de baleia), chitosan (exoesqueleto de caranguejo), colágeno (tendão de boi)… Parecem até ingredientes de sopa de feiticeiro, mas estes são alguns dos nomes encontrados em rótulos de produtos considerados cruéis com animais.

Ler o rótulo dos produtos e evitar consumir de empresas que não respeitam os princípios éticos de produção é dever de cada cidadão consciente. Faça sua parte e boas compras!

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “RECEITA DE FEITICEIRO”

  1. DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE « Verde Dentro Says:

    […] e peles • Não assista a espetáculos que explorem animais, como circos, rodeios, touradas etc. • Não compre produtos de empresas que fazem testes em animais  • Não compre produtos de madeira não-certificada • Não desperdice comida  • Não compre o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: