TRANSPORTE DESMOTORIZADO

by

motor-z-s1000

Por Filipe Paiva

Já pensou ter um veículo próprio silencioso, ecológico e econômico? Há vários projetos de carros com combustíveis não poluentes, mas nenhum ainda à venda.

O principal empecilho para a comercialização dessas novas tecnologias é o custo. A bateria recarregável com energia elétrica, por exemplo, ainda é bem cara, mas já estamos nos aproximando de algo viável.

Hoje, no Brasil, existe uma solução para equilibrar o custo ao benefício: diminuir a potência. Trata-se de uma scooter, movida à bateria recarregável na tomada, com autonomia para 45 km e com velocidade de 40km/h.

Sem necessidade de revisão periódica, troca de óleo, abastecer com combustível… O gasto com energia elétrica é infinitamente inferior ao de combustível fóssil… Além de ser pequeno, facilitando o estacionamento.

Infelizmente a velocidade é baixa e não tem a segurança de um carro, ainda que fosse um Smart da vida, mas é dez vezes mais barato que ele. Se você gostou da idéia, saiba que é preciso ter habilitação do DETRAN para dirigir motos. E, por favor, sempre que possível use o melhor de todos os transportes: seus pés!

Anúncios

Tags: , , ,

4 Respostas to “TRANSPORTE DESMOTORIZADO”

  1. Guto Says:

    Li que uma recarga completa dura 8h e custa R$0,44, para uma autonomia de 40 km… É um custo de 1 centavo por km rodado! E a montadora em São Bernardo ainda oferece um eletroposto, onde os proprietários podem fazer a recarga com energia solar gratuitamente.

  2. Bianca Says:

    Excelente essa scooter!!! Vamos torçer para q em breve lancem carros assim…..

  3. Fontes Says:

    Carros e motos elétricas continuam sendo um desperdício enorme, mesmo sem a gasolina (50% da poluição gerada por um carro vem de sua produção). Lembrem-se que um carro elétrico, assim como os tradicionais, tem suas partes vindas de várias partes do mundo, ao custo de muitas viagens de avião e CO2 na atmosfera. E pesa mais de uma tonelada para levar, na maioria das viagens, um ser humano de 70 kg.

    Transporte ecológico mesmo é a bicicleta. Usa 100 vezes menos matéria-prima, não ocupa o espaço público, não polui nada, ajuda você a fazer exercício, é extremamente silenciosa, e faz você ver a cidade e o próximo com outros olhos.

  4. Guto Says:

    Para aqueles que não se adequam ao perfil de uso de scooter ou bicicleta, já existe previsão para o lançamento do primeiro carro elétrico. Será comercializado no final de 2010 pela GM. Isso se a atual crise global não alterou os planos…

    http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/01/13/carro-eletrico-da-gm-chega-ao-mercado-em-2010-com-baterias-da-lg/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: