O DESAFIO DO SAUDÁVEL: SER GOSTOSO TAMBÉM!

by

080120092118

Por Alexandre Pereira

O desafio da alimentação saudável é ser gostosa. Ou seria a alimentação gostosa que deveria ser saudável? Bom, a distância é a mesma! E isso já gerou confusão demais entre chefs de cozinha e nutricionistas. Acho que está mais do que na hora de entrarmos num consenso. Comida que faz bem pra língua, pro corpo e pro meio ambiente já!

E pra provar que um pouco de criatividade vai muito bem para resolver esta questão, aqui vão as minhas principais dicas:

Permissão! Quando você restringe o seu cardápio aos mesmos ingredientes de sempre, porque acha que já definiu o que é gostoso, tome cuidado! Existem sabores maravilhosos aguardando uma oportunidade de encantar os seus sentidos e nutrir o seu corpo.

Comece pela feira! A tentação de comprar produtos industrializados que além de sabor conferem praticidade, estão acabando com a criatividade de quem cozinha e a saúde de quem consome. Além do mais, quanto mais industrializado, menos energia vital. E mais conservantes, aromatizantes, corantes etc.

– Evite os produtos que precisam de rótulo para serem identificados. Você reconhece uma cenoura a 30 metros de distância. Mas se o rótulo for fundamental para você saber o que está comendo, leia o rótulo!

– Onívoro, Vegetariano, Vegano. Você pode ser o que o seu organismo e a sua consciência mandarem. Mas em qualquer situação, prefira alimentos de origem orgânica e tente expandir mais do que restringir. Não come carne? Ok! Mas não faça cara feia para frutas, verduras, grãos, castanhas, cogumelos e sementes. Principalmente porque a combinação destes ingredientes pode surpreender até os paladares mais exigentes!

CARPACCIO DE ABÓBORA, MIX DE FOLHAS E VINAGRETE DE MELAÇO

0601200921151

– Lave as folhas com bastante água corrente. Deixe-as de molho numa solução de hipoclorito de sódio por alguns minutos. Lave as folhas novamente.

– Seque e armazene as folhas numa caixa plástica com tampa. Aqui eu usei radiccio, alface americana, crespa e roxa.

– Para dar à abóbora seca o formato de carpaccio, você vai precisar de um fatiador de frios. Que tal pedir para o dono da padaria perto de casa para fatiá-la para você? Atenção. Abóbora crua e com casca. Energia vital máxima!

– Para fazer o vinagrete de melaço, procure na prateleira do supermercado, perto das geléias, o melaço de cana. Ele substitui o mel de abelhas que é restrito aos veganos. As abelhas agradecem.

– Misture uma colher de sopa de melaço com 03 colheres de azeite extra virgem, 01 colher de mostarda amarela e algumas gotas de shoyo. Pimenta do reino moída na hora é opcional.

– Monte um prato com o mix de folhas. Decore com broto de alfafa que é altamente nutritivo. Arrume as fatias de abóbora como a sua imaginação mandar e sirva com nachos de pão folha levemente torrados.

– O molho deve ser suficiente para envolver as folhas e o carpaccio de abóbora.

Delicioso não?
Para saber mais sobre alimentação saudável e saborosa
.

 

Tags: , , ,

3 Respostas to “O DESAFIO DO SAUDÁVEL: SER GOSTOSO TAMBÉM!”

  1. Fontes Says:

    gostei daqui!

  2. Guto Says:

    🙂

  3. PELA SAÚDE E PELA AMAZÔNIA « Verde Dentro Says:

    […] devagar. Diminua o consumo de carne e descubra os sabores de receitas livres de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: