Por Gabriela Guenther
(foto e fonte: Neide Rigo)
Depois da Quinua e do Amaranto, descobrimos mais um ingrediente mágico para quem preza uma alimentação saudável: o Feno Grego.
A Trigonella foenum-graecum é uma sementinha da família das leguminosas, amplamente cultivada e consumida em várias partes do mundo, principalmente Estados Unidos e Índia. Sua folhagem era usada para alimentar o gado na Grécia e Roma antiga (por isso o nome).
As sementes contém alcalóides que, segundo estudos recentes, diminuem a absorção e síntese de colesterol, e fibras mucilaginosas que podem ajudar no controle dos níveis de açúcar sanguíneo dos diabéticos. Diz-se ainda que estimula a produção de leite materno e atua positivamente em casos de câncer de mama e de útero.
As folhas têm sabor levemente amargo e podem ser consumidas frescas, como salada ou secas, como tempero. As sementes são muito usadas nas masalas indianas, torradas, moídas e misturadas com outras especiarias, como cravo, canela e cardamomo. Também podem ser germinadas, os brotinhos têm sabor mais suave e vão bem nas saladas.
Veja receitas com Feno Grego no blog da Neide Rigo.
Tags: alcalóides, alimentação viva, Feno Grego
17/04/2009 às 11:42
Eu ainda tou na onda quinoa… que negócio delicioso! aliás, se tiver umas receitas compartilhe. Aboli carne vermelha e ando meio enjoada de frango, vou ter mesmo que achar alternativas. Bjs!
13/08/2009 às 16:16
Não encontro FENO GREGO em São Paulo, SP. Se vc puder informar onde achar, lhe agradeço.
Grato pela atenção
13/08/2009 às 16:20
Cris,
Eu encontrei no Mercado Municipal de Botucatu, então imagino que no Mercadão de São Paulo ou na Zona Cerealista você consiga achar.
Um abraço!
Gabriela
12/01/2010 às 14:57
É VERDADE QUE O FENO GREGO AUMENTA MASSA MUSCULAR, ALGUEM SABE DISSO?