O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM

by

homem-animal

Por Filipe Paiva

Comemorado há exatamente 90 anos, o dia 1º de maio já trazia uma carga simbólica 33 anos antes, com forte apelo pela reivindicação de condições laborais.

Com uma história marcada por tragédias, o que comemoramos hoje são as conquistas. Trabalhadores de quase todos os lugares do mundo podem recorrer a seus direitos, geralmente vistos como naturais.

Esquecemos às vezes que, por trás de grandes conquistas, há grandes lutas, muitas vezes precedidas por outras, assim como o abolicionismo precede o direito trabalhista.

Da mesma forma, passamos pelo movimento de libertação animal, surgido há quase 40 anos, mas cujo conceito tem suas raízes filosóficas no século VI a.C.

Aprisionamento de animais com fins alimentícios, caça para fins lucrativos, tortura para fins de entretenimento… Seres de todos os tamanhos e em todos os biomas, independente de seus riscos de extinção, são explorados pela ganância humana.

Conquistamos algumas condições dignas para o trabalho do homem, mas estamos muito longe de mudar nosso entendimento quanto aos animais não-humanos. Até quando?

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: