ÁRVORES URBANAS

by

post_rvores

Por Gabriela Guenther. Foto Thaís Bayer.

Todos nós concordamos que a falta de verde é um problema nas grandes cidades. Mas, quantos de nós REALMENTE paramos para apreciar as poucas árvores que sobrevivem heroicamente na aridez dos centros urbanos?

O movimento Árvores Urbanas tem o objetivo de sensibilizar as pessoas, por meio da fotografia, para a existência e a importância dessas árvores. O ponto de partida foi o livro O Chamado das Árvores, de Dorothy Maclean, sobre o qual fala o médico e pesquisador José Maria Campos:

“As árvores estão aí! Na realidade, sempre estiveram. A humanidade é que só agora começa a percebê-las melhor. Elas cobriram com um imenso manto verde a Terra desde os seus primórdios e a colocaram em ressonância direta com a vida cósmica. Foi assim que a prepararam para receber a vida humana.

Temos diante dos olhos o resultado da nossa alienação. O grave desequilíbrio ambiental que o planeta vive hoje tem suas raízes no nosso egoísmo e ignorância, no desconhecimento das leis básicas que regem a manifestação da vida. Não reconhecemos que somos uma Vida Una, que fazemos parte de uma grande malha viva na qual todos os seres são interdependentes. Nossa cegueira está nos levando a destruir, implacavelmente, as florestas remanescentes do planeta. E há árvores ainda aí para nos dar os últimos sinais de alerta, antes que seja tarde demais! Algo ainda pode e deve ser resgatado, com urgência, dentro e fora de nós.”

Além das belas fotos, o site dá dicas de como participar ativamente do cuidado e manutenção das árvores urbanas e organiza eventos e palestras de conscientização.

Tags: , ,

Uma resposta to “ÁRVORES URBANAS”

  1. joão Says:

    muito bom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: