BRASILEIRO E SUSTENTÁVEL

by

sapoti

O Plano de Negócios da empresa Sapoti Prazer, especializada em alimentação para eventos, foi o projeto vencedor da VII Feira de Inovação da Universidade Anhembi Morumbi. O autor do projeto e colaborador do Verde Dentro Alexandre Pereira, baseou seu trabalho de pesquisa nas tradições das gastronomia brasileira e no talento de cozinheiros anônimos.

Segundo Alexandre, a invasão das redes de fast food, a industrialização da alimentação e a internacionalização dos hábitos alimentares estão ameaçando técnicas e produtos brasileiros de extinção.

A Associação Internacional Slow Food cria fortalezas dedicadas a auxiliar grupos de produtores artesanais e preservar seus produtos tradicionais de qualidade. Alguns produtos brasileiros na Arca do Gosto são o pinhão, o arroz vermelho, o babaçu, a bergamota montenegrina, a farinha de batata doce krahô, a marmelada de Santa Luzia, o umbu, o palmito juçara, o guaraná nativo Sateré-Mawé e o feijão canapu. Alem dos seres vivos como o aratu, um crustáceo dos mangues do Estado do Sergipe, e o gigantesco e dócil peixe Pirarucu, originário da bacia hidrográfica Amazônica.

Como estudante, Alexandre acredita que a gastronomia profissional tem o compromisso direto de pesquisar e preservar a identidade gastronômica brasileira. Como apaixonado pela cozinha deste pais, sua opinião é de que este papel é de todos nós.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: