“NÃO IREMOS MORRER EM SILÊNCIO”

by

“Estamos aqui reunidos porque somos o grupo de nações mais vulnerável às mudanças climáticas.
Alguns poderão preferir que a gente sofra em silêncio mas hoje nós decidimos falar…não iremos morrer em silêncio.

Os países ricos membros do G8 propuseram-se limitar a subida das temperaturas a 2º Celsius. No entanto, recusaram-se a comprometer-se com as metas de carbono, o que cumpriria este objetivo, até modesto.

Com mais dois graus perderemos os recifes de coral. Com mais dois graus derreterá a Groenlândia. Com mais dois graus o meu país não sobreviverá.

Como Presidente, não posso aceitar isto. Como pessoa, não posso aceitar isto. Recuso-me a acreditar que é demasiado tarde, e que não há nada que se possa fazer. Copenhague é o nosso encontro com o destino. Vamos para lá com um plano melhor do que este.

Neste momento todos os países chegam às negociações procurando manter as suas emissões o mais elevadas possível. Nunca assumem compromissos, a menos que alguém o faça antes.

Esta é uma lógica de manicômio, uma receita para o suicídio coletivo.
 
Nós não queremos um pacto suicida global. E não assinaremos um pacto suicida global, em Copenhague ou seja onde for. Por isso hoje convido algumas das nações mais vulneráveis do mundo a se unirem num pacto global de sobrevivência”.

Discurso do Presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, esta semana no Fórum de Vulnerabilidade ao Clima.
As Ilhas Maldivas estão a pouco mais de 2 metros acima do nível do mar e correm risco real de desaparecer se o aumento de 2ºC na temperatura mundial não for evitado com acordos bem mais rigorosos que os que estão sendo proposto pelos países mais desenvolvidos.

 

Tags: , ,

2 Respostas to ““NÃO IREMOS MORRER EM SILÊNCIO””

  1. Jean Says:

    Um lindo e emocionante discurso. Espero que outras Nações se levantem como fez este Presidente e coloquem a boca no Mundo!
    Precisamos de união, Agora é chegado o momento do famoso: Fale agora ou cale-se para sempre!

  2. Francisco Augusto Pereira Peluso Says:

    Bom dia ! Aconselharia á nação junto ao seu presidente entrar com um pedido em juízo internacional de indenização se qualquer coisa acontecer com sua nação que o motivo seja efeito do aumento do clima por emissões de poluente de países de primeiro mundo ! ! !
    Chama á atenção da mídia mundial ! ! ! Faça um pedido de indenização também por danos morais ! ! !Se um dia tiverem que sair de sua nação por problema de aumento do nível do mar, se vocês pedirem indenização também por danos morais, o valor que receberem a mais por danos morais poderão compra mais terra do que já possuem ! ! !
    Se os senhores obter sucesso não se esqueça de mim, envia uns trocadinhos para mim porque estou passando também por dificuldades financeira ! ! ! ! ! ! ! !
    Atenciosamente: Francisco Augusto Pereira Peluso C/C 48.582-9 Ag- 0012-4 Banco do Brasil Três Corações MG. Terra do jogador de futebol rei Pelé.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: