CIDADE DE CHUMBO

by

Por Gabriela Guenther

Adivinhe onde fica a cidade mais poluída por chumbo do mundo? Se você pensou que só pode ser no Brasil, infelizmente acertou.

Santo Amaro, a 100 km de Salvador, na Bahia, já foi chamada de Santo Amaro da Purificação. Hoje é conhecida como a “cidade de chumbo” (assista a reportagem).

Há 40 anos a população de Santo Amaro vem sendo contaminada por chumbo e cádmio, resultado das atividades da Cobrac (Companhia Brasileira de Chumbo), que já descartou no meio ambiente mais de 500 toneladas de metais pesados.

E há outras cidades que enfrentam o mesmo problema. Recebemos o e-mail de um leitor, morador de Belo Jardim, em Pernambuco, denunciando problemas causados pela atuação de fábricas de baterias Moura em sua cidade.

Adilson, que começou a trabalhar na fábrica aos 15 anos, nos conta que a maior parte do chumbo utilizado pela empresa é retirado de sucata importada dos Estados Unidos.

É isso aí… exportamos o melhor do Brasil e importamos o lixo de fora.

Leia mais sobre o caso das Baterias Moura no relatório do Greenpeace.

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “CIDADE DE CHUMBO”

  1. E-LIXO MAPS « Verde Dentro Says:

    […] chumbo, um dos elementos mais perigosos à saúde humana, acumula-se nos ossos, unhas, cabelos, cérebro, […]

  2. Josenilson Aragao Cerqueira MOPSAM Says:

    O MOPSAM ( Movimento Popular de Saúde, Ambiental de Santo Amaro -Ba)parabeniza pela reportagem que esclarece e divullga a situaçao dessa contaminaçao,o MOPSAM É um espaço coletivo organizado apartidario que se destina a empreender uma política de conscientização popular dos direitos e garantias de saude aos usuários da Saúde Publica“SUS´´pelas leis 8080/90 /8142 e das leis ambientais buscando desenvolvimento e reparações de uma Santo Amaro que pede SOCORRO!!criadado em 2009 .o MOPSAM senti no dever e na responsabilidade em divulgar os acontecimentos em torno da saúde da população e do meio ambiente que vivemos,considerando que uma das principais intenções e atribuições desse espaço é de promover a articulação popular, em defesa do SUS e do meio ambiente sustentável,alem de democratizar o acesso de informação,buscando incentivar o cidadão a participar no controle social e assim legitimarmos a reparações sociais que todos lutamos e esperamos, para que concretizem políticas publicas efetivas nessa cidade, que foi totalmente contaminada e esquecida pelo progresso fazio e sem responsabilidades.Pense nisso!!Quem vai pagar por isso? A Empresa maldita que promoveu o inicio desse genocídio, os malditos que foram embora, ou “ESTADO ´´que promoveu em autorizar á 38 anos, por esse progresso vazio,Rasgando a Constituição e sem fiscalizar deixa um rastro de destruição.
    COMENTARIOS E AÇOES FEITAS PELO MOPSAM;
    http://www.aeiou.visao.pt/chile-12-mil-vitimas-de-poluicao-por-chumbo-e-arsenio-recebem-tratamento-medico=f529296

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=16405291781748495612

    http://www.racismoambiental.net.br/quem-somos/

    Assine o Abaixo assinado do MOPSAM http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6572

    Josenilson A Cerqueira
    Cidadão e coodenador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: