DIA MUNDIAL DA ÁGUA

by

O vídeo acima é um trecho do documentário Flow: Pelo amor à água. O filme mostra algumas das consequências da escassez de água doce, que já atinge muitos países e em breve atingirá todo o planeta. A guerra pela água já é realidade, como mostra Blue Gold, outro documentário sobre o tema, que aborda as questões econômicas e políticas da exploração da água. 

Todos os dias 6 mil pessoas morrem por falta de água potável no mundo, 80% são crianças. 

Será que enquanto a água não secar em nossas torneiras não despertaremos para a importância de usar a água com consciência e responsabilidade?

Veja o que você pode fazer em sua vida cotidiana para reduzir sua pegada de água:

1. Mantenha sua comunidade limpa, recicle e não jogue lixo nas ruas. Você estará na verdade evitando a poluição da água.

2. Estimule seus amigos e famílias a serem mais conscientes também! Você pode mudar as regras em sua casa!

3. Tome decisões ambientalmente corretas em sua vida diária, em termos do que compra e usa. Coma produtos que venham de uma agricultura que respeite o ambiente e que usem menos pesticidas, químicos e menos água do que a agricultura intensiva.

4. Ao lavar a louça, não deixe a água correndo enquanto a ensaboa. Encha a pia com água para lavar e enxágue rapidamente. 

5. Apenas use a máquina de lavar e a lavadora de pratos quando estiverem cheias.

6. Mantenha uma garrafa de água na geladeira com água fria. Isso é melhor do que esperar a água da torneira correr até ficar fria.

7. Em muitas cidades, a água de torneira é de excelente qualidade e por isso não há necessidade de água mineral engarrafada. Beba a água da torneira e salve nosso ambiente natural de garrafas plásticas. Se você de fato compra água engarrafada, reuse as garrafas ou compre grandes garrafões.

8. Quando você limpa seu aquário, use a água para regar plantas. A água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, proporcionando a você um fertilizante gratuito e efetivo. Em geral, nunca jogue fora a água que poderia ser usada mais uma vez.

9. Tome banhos curtos!

10. Instale um redutor de fluxo no chuveiro. Eles não são caros e podem fazer uma enorme diferença em seu consumo de água.

11. Desligue a torneira enquanto você escova dentes, barbeia-se etc.

12. Normalmente observamos mais os vazamentos dentro de casa, mas não se esqueça de checar torneiras externas, encanamento e mangueiras que pingam. Eles causam enormes desperdícios.

13. Sempre regue seu gramado e jardins durante as primeiras horas da manhã, quando as temperaturas são mais frias, para minimizar a evaporação. Tenha em mente que em algumas famílias isso representa 50% do seu consumo de água.

14. Colete água de chuva para regar suas plantas.

Fontes: 
www.unesco.org
  
www.ambientebrasil.com.br

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”

  1. ÁGUA ENGARRAFADA « Verde Dentro Says:

    […] Assista também ao documentário Flow: por amor à água. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: