WINDOW FARMS

by

Por Muriel Gavira*

Window Farms Project é um novo movimento nascido em Nova Iorque que se espalhou para outras grandes cidades, como Hong Kong, Vancouver e Chicago. 

As “Fazendas de Janela” são jardins hidropônicos verticais construídos com módulos, geralmente reutilizando garrafas PET e outros materiais descartados.

Britta Riley e Rebecca Bray iniciaram o projeto em fevereiro de 2009 e desde então surgiram 29 melhorias no design original vindas de várias partes do mundo.

Mas, esse não é apenas um movimento ambiental-orgânico ou de pessoas que querem economizar plantando sua própria comida. Esse é também um movimento social onde há reunião de pessoas em torno do tema procurando soluções tecnológicas para tornar sua “fazenda” cada vez mais produtiva, saudável e bonita.

A meta do movimento é primeiro, ajudar as pessoas a cultivar sua própria comida na janela de seus apartamentos. A segunda meta é criar uma colaboração em torno do desenvolvimento do sistema de cultivo em si. Assim, a questão da participação é chave para o progresso do movimento e para a produtividade das fazendas. 

No site você encontra manuais de instrução de como montar e manter sua Fazenda de Janela e aqui divide suas experiências e dúvidas com outras pessoas que fazem o mesmo.

Há ainda perfis e formas de se informar e trocar informações em sites de relacionamento como Youtube e Facebook. Você pode saber um pouco mais da história do projeto e ver como o sistema funciona nesse vídeo em inglês:

A ideia é ótima! Você tem ai uma janelinha dando bobeira e gostaria de ter algumas ervas e verduras frescas para o jantar? Dêem uma olhadinha no site e bom cultivo pra vocês!!

*Muriel Gavira é pesquisadora da área de Sustentabilidade do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da UNICAMP.

Tags: , , ,

5 Respostas to “WINDOW FARMS”

  1. verdedentro Says:

    Na minha opinião, a hidroponia não é tão interessante assim.
    Esta técnica agrícola faz uso de sais de alta solubilidade, criando dependência das grandes empresas de adubos químicos além de desequilibrar a planta fazendo com que acumule nitratos. Plantas alimentares e medicinais precisam de solo para crescerem saudáveis (salvo as que são por natureza aquáticas). Eu não comeria uma planta hidropônica.
    Para maiores informações a respeito:
    http://www.agroecologia.cnptia.embrapa.br/biblioteca/impactos-da-agricultura-convencional/conv%20X%20org.pdf/

    Comentário enviado por Deborah Beniacar Castro Herminio

  2. verdedentro Says:

    Acho que, apesar das desvantagens da cultura hidropônica, dá para tirar algo de positivo da experiência, principalmente o envolvimento em rede, a troca de informações e a vontade de cultivar o próprio alimento. Nada impede que cultivemos vegetais que se adaptam a pequenos espaços na terra, ao invés da água. No mínimo podemos cultivar ervas e temperos nas janelas.

  3. Janelas verdes! | Blog oficial da EcoBrindes® Says:

    […] Fonte: Windows Farm e Verde Dentro. […]

  4. Deborah Says:

    Oi Gabriela,
    Concordo com as tuas colocações.

  5. Erivelto Says:

    Gostei muito de sua ideia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: