LIXO ELETRÔNICO

by

Fonte: IHU On-line

Milhares de toneladas de lixo eletrônico seguem sem destino correto para os aterros sanitários, onde poluem o solo, lençóis freáticos e compromete a vida dos seres humanos. O consumo frenético e inconsciente somado a falta de uma política mundial para lidar com o problema agrava ainda mais a situação.

Seu computador estraga ou você decide comprar um novo celular. O que você faz com o equipamento antigo? Segundo o professor de Engenharia de Materiais da UFGRS, Hugo Veit, os brasileiros produzem cerca de 300 mil toneladas de resíduo eletrônico anualmente. Infelizmente, o país ainda não tem locais apropriados para descarte desses equipamentos.

Em entrevista, por telefone, à IHU On-Line, Veit alerta para os riscos ambientais que os resíduos eletrônicos podem trazer. “A composição química desses resíduos é muito variada. Se esses metais forem descartados de forma incorreta na natureza, eles vão contaminar o solo, o lençol freático, a água, e, de uma forma ou de outra, isso volta para nós”, destaca. Para o professor, uma das formas para evitar a grande produção deste tipo de lixo é frear o consumismo, uma tarefa nada fácil. “É difícil desmaterializarmos. Temos a vontade de sempre acompanhar a tecnologia, com equipamentos mais novos”, defende.

Confira a entrevista no Mercado Ético.

Saiba onde descartar celulares e baterias.

Tags: , , ,

2 Respostas to “LIXO ELETRÔNICO”

  1. E-LIXO MAPS « Verde Dentro Says:

    […] não são apenas as dezenas ou centenas de spams que você recebe semanalmente… O e-lixo, ou lixo eletrônico são pilhas, baterias, celulares, lâmpadas fluorescente, computadores e outros aparelhos […]

  2. CUIDADOS AO DESCARTAR MEDICAMENTOS « Verde Dentro Says:

    […] é só o lixo eletrônico e os termômetros de mercúrio que oferecem perigos à saúde e ao meio ambiente se descartados sem […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: