TERMÔMETRO DE MERCÚRIO NÃO!

by

Me lembro bem desse objeto na minha infância. Sempre que minha mãe pegava o termômetro eu torcia para que ele se quebrasse, para que eu pudesse brincar com o mercúrio, aquela bolinha escorregadia, brilhante e… ALTAMENTE TÓXICA!

Hoje em dia é possível encontrar termômetros digitais em qualquer farmácia, o problema é que eles custam o dobro do preço, em média. 

Ontem, dia 19/5, entidades ligadas à saúde e ao meio ambiente entregaram um documento pedindo à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a proibição da fabricação de termômetros de mercúrio. 

Leia a matéria do Mercado Ético:

De acordo com a representante da Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte (Promac) Zuleica Nycz, os termômetros disponíveis no mercado são muito frágeis e detêm grande concentração do metal, o que pode contaminar pessoas e ambientes.

“O que queremos é que a Anvisa se sensibilize e nos chame para conversar. Acredito que deve sobrar um pouco de recursos [governamentais] para trabalharmos com a segurança química e proteger a saúde das pessoas e da própria biodiversidade”, disse.

Segundo Zuleica, um dos maiores entraves para a substituição por termômetros alternativos é o preço. Na maior parte dos locais de venda pesquisados por essas entidades, os termômetros não tóxicos custavam mais que o dobro que os de mercúrio.

“Temos um problema muito grave que exige subsídio ou políticas específicas. A máquina do Estado tem uma série de opções para baixar o preço de um produto que é de interesse da saúde pública. O que falta neste momento é vontade política”, afirmou.

O mercúrio é um metal tóxico para os seres humanos, podendo afetar o desenvolvimento cerebral e o sistema nervoso. No Brasil, é usado em termômetros, em lâmpadas fluorescentes, em materiais odontológicos e em processos de mineração de ouro.

Tags: , ,

3 Respostas to “TERMÔMETRO DE MERCÚRIO NÃO!”

  1. Julia Says:

    Muito interessante.

    Você sabia que as farmácias de Walmart Brasil pararam de vender termômetros de mercúrio mês passado por causa dos impactos ambientais?

    Bacana né?

  2. E-LIXO MAPS « Verde Dentro Says:

    […] mercúrio, presente nos termômetros comuns, é altamente tóxico e rapidamente absorvido pelos pulmões e […]

  3. CUIDADOS AO DESCARTAR MEDICAMENTOS « Verde Dentro Says:

    […] AO DESCARTAR MEDICAMENTOS Por Gabriela Guenther Não é só o lixo eletrônico e os termômetros de mercúrio que oferecem perigos à saúde e ao meio ambiente se descartados sem o devido cuidado. Remédios […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: