SAQUINHOS DE LIXO ECOLÓGICOS

by

Por Juliana Valentin*, do blog De Verde Casa:

A grande justificativa das pessoas que dizem que “precisam” de sacolinhas plásticas é a embalagem do lixo.

Mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?

Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório, pode ir direto para a lixeira sem proteção.

No caso dos lixinhos da pia e do banheiro um bom substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja passo-a-passo como fazer:

1. Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado: 

2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo:

3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda. Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar:


4. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

5. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro:

6. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação:

7. Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

8. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

9. É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

 

Tags: , , ,

6 Respostas to “SAQUINHOS DE LIXO ECOLÓGICOS”

  1. Eliana Alonso Says:

    Excelente dica…. vou fazer!!!!!! bjs

  2. Triagen-Reciclagem Says:

    Grande idéia, perfeito se fosse incorporada por uma empresa que utilizasse como produto de fabricação e oferecesse ao mercado, certamente iríamos adquirir.

  3. eduardo werneck Says:

    Prezados(as)

    Moro em apartamento. como fechar o saco de jornal para jogar de uma altura de 5 andares, sem que os residuos organicos vazem. Existe um saco plástico bio degradável já vedido comercialmente onde possa inserir o lixo colocado no jornal? Minha lixeira já tem lixo organico, pois separo as demais formas de lixo.

    Eduardo Werneck

  4. Gabriela Guenther Says:

    Olá Eduardo,
    Sugiro a você montar uma composteira para apartamento, assim você elimina quase totalmente o lixo orgânico da lixeira. Pesquise em nosso blog como fazer.
    Abs.

  5. Juliana Valentini Says:

    Olá, Gabriela!
    Sou a Juliana, criadora do saquinho de jornal.
    Minhas fotos e textos, postados em 6 de dezembro de 2009, foram copiados e começaram a circular pelo país em um e-mail anônimo, sem menção a fonte. Imagino que foi assim que você tomou conhecimento da novidade.
    Fiquei muito feliz com a aceitação da idéia mas chateada por não ter sido mencionada.
    Te convido a conhecer o blog e peço, por favor, que por consideração e respeito a direitos autorais, adicione na sua postagem o meu endereço:
    http://www.deverdecasa.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html
    Será um prazer ter meu post divulgado aqui, mas imagino que você concorde comigo que citar a fonte é uma atitude super do bem, assim como seu trabalho, por isso conto com a sua compreensão.
    Um abraço e parabéns pelo blog,
    Juliana Valentini

  6. Anderson Freitas Says:

    Incrivel minha mãe já está fazendo e divulgando a idéia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: