Por Gabriela Guenther
Há mais ou menos um mês o Ministério Público entrou com uma ação pública contra o McDonalds, Bob’s e Burguer King exigindo a suspensão das promoções acompanhadas por brinquedos.
Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, procurador que entrou com a ação, alega que esse tipo de venda cria associações emocionais estranhas ao processo alimentar e que incentiva o consumo de alimentos que trazem risco de obesidade, além disso, lembra que crianças não têm discernimento para perceber o intento desse tipo de estratégia de marketing.
O McDonalds contestou a ação, afirmando que a compra do lanche não é obrigatória, pois o brinquedo pode ser adquirido separadamente, e que o McLanche Feliz tem apenas 700 calorias, menos da metade da recomendação diária para uma criança.
Não se sabe qual será o desfecho, mas não é necessário esperar a proibição dos brindes para exercer com mais responsabilidade o papel de pai ou mãe consciente e zeloso pela saúde física e emocional dos filhos. Associar comida (de má qualidade, ainda por cima) com satisfação emocional é um erro que muitos de nós cometemos quando adultos, e é injusto ensinar isso às crianças.
Se você quiser saber mais sobre os efeitos nocivos da publicidade em crianças, assista ao documentário “Criança: a alma do negócio”.
E se você é chegado num hambúrguer, assista aos filmes “Fast Food Nation” e “Super Size Me: a dieta do palhaço”.
Tags: consumo, Fast Food, McDonalds, publicidade infantil
28/08/2009 às 10:28
[…] Ninguém vai ao Mc Donald’s para comer somente um sanduíche e, se a meta é vender mais de 1,5 milhão de Big Macs, é também […]
14/01/2010 às 10:10
[…] Leia mais sobre o McDonald’s. […]
04/06/2010 às 17:13
[…] McLanche Infeliz. […]
18/12/2016 às 10:27
Zgmjjlw.Net
MC LANCHE INFELIZ | Verde Dentro
03/12/2022 às 18:42
infant massage
blog topic
17/05/2023 às 10:24
Минитрактор Уралец 250 б с кабиной
MC LANCHE INFELIZ | Verde Dentro
27/06/2023 às 03:07
Cheating Men Husbands Boyfriends
MC LANCHE INFELIZ | Verde Dentro